terça-feira, 19 de agosto de 2014

Sobre se preparar para uma entrevista de emprego.

Todos nós precisamos de oportunidades para crescermos e desenvolver nossa vida profissional com êxito e acumular experiências para novas criações e vivencias no mercado de trabalho. E nessa busca para a oportunidade de emprego, sabemos também que é necessário termos um diferencial no currículo, podendo ser cursos técnicos, graduações e experiências profissionais que contribuem principalmente para a área que você procura. Sabe-se também que a honestidade na hora de organizar o currículo conta muito para uma boa apresentação e impressão. Mentir sobre ter certas experiências ou cursos que nunca foram feitos é um dos erros graves que não se pode cometer e que pode até comprometer sua vida profissional.
Além da verdade que se precisa ter no currículo, é necessário cuidar também da imagem pessoal.
Sim! A imagem que passamos e o que vestimos na hora de uma entrevista também conta para uma seleção na empresa. Imagine se você fosse um representante da empresa e estivesse entrevistando um candidato para fazer parte da equipe, com certeza você iria reparar se a pessoa estava bem vestida, se estava de barba feita ou cabelo arrumado e etc. até mesmo porque seria a primeira visão que você teria do candidato. Geralmente quando alguém procura uma vaga de emprego, é por que quer uma oportunidade para mostrar seu potencial, exercer talentos que possui e também por que precisa. E dentro dessas questões que cabe ao candidato, logo, a empresa que viu em você o perfil que a mesma busca, imagina que você que esteja disponível para as etapas que farão parte da escolha para tal vaga. Por isso afirmo, digo e repito! VÁ PARA A ENTREVISTA DISPONÍVEL! Disponível em relação ao horário da entrevista, etapas para a seleção que talvez a empresa faça, e outras coisas.
Por experiência própria digo que já vi de tudo um pouco em relação a gafes cometidas por candidatos despreparados na hora da disputa. Gente, tantas histórias antigas e recentes que presenciei que dá vontade até de rir na hora de contar. Mas assim como já avistei falhas por muitos, também aprendi e observei comportamentos e diferenciais que cooperaram para o bem daquele(a) que se candidatou na disputa e que conquistou a vaga.
Desde que entrei para o mercado de trabalho, que por sinal foi com 14 anos, aprendi bastante em relação a vários fatores que foram desde o comportamento que se deve ter até o que vestir. Cada pessoa tem seu estilo de se vestir, mas independente do que você gosta você tem que primeiro analisar o que DEVE vestir na empresa e não sair com qualquer roupa de casa sem preocupação com seu cargo ocupado. Isso é muito importante sim, independe da sua ocupação. E uma das minhas observações que fiz também é que uma das pessoas que foi selecionada nem bem assina o contrato e já faz perguntas desnecessárias pra tirar dúvidas que poderiam ser respondidas durante o exercício da função e outras perguntas também que não tem haver com aquele momento importante da entrega de documentos e que talvez a funcionária do RH não possa responder. Com a experiência que tenho nesses empregos que já tive e de seleções que já participei, senti necessidade de falar sobre esse assunto e partilhar com vocês certas observações minhas. Graças ao meu bom Deus, eu sempre fui selecionada para o que eu procurava, eu sempre soube “vender meu peixe” e ter um diferencial na hora da entrevista, é claro que fiz cursos e isso ajudou bastante também, mas a autossegurança na hora de falar e de se portar contribuiu para a escolha de quem observava. Separei aqui 10 dicas, que na minha opinião, são importantes e que fará com que você tenha diferenciais na hora de se candidatar e que funcionou pra mim.

1 – NUNCA minta! Seja honesto na hora de elaborar seu currículo, ponha somente os cursos e experiências que você possui ou não.

2 – Se for selecionado, vá bem vestido, sem decotes, com barba feita e cheirosa (o)! Parece óbvio tudo isso, mas ainda sim tem gente que não SE observa e comete esses erros.

3 – È super normal fica nervosa(o), mas tente não ficar tremendo ou gaguejar, esteja seguro do que fala e olhe sempre nos olhos.
4 – Se possível, chegue 10 ou 15 minutos antes do horário combinado para a entrevista, assim você pode pensar melhor no que falar e ainda pode ir no banheiro se arrumar, retocar a maquiagem e etc.

5 – Organize-se! Logo depois que você souber que foi selecionado para a entrevista, procure logo organizar seus documentos e separar aqueles que provavelmente eles peçam. Coloque-os em uma pasta ou envelope e deixe tudo no ponto só para utilizá-los.

6 – Escolha e separe a roupa que você irá usar, para não deixar pra cima da hora. Isso pode atrasá-lo!

7 – Se a entrevista for de manhã, acorde cedo e tome um café reforçado, pois tem processos que demoram um pouco e a fome pode atrapalhar, ou se for a tarde, almoce ou coma algo antes. No meu caso, a fome atrapalha só um pouco. (risos)

8 – Não esqueça de escovar os dentes! Ou recorra a uma balinha, mas não esteja de mau hálito!

9 – Comporte-se! Enquanto aguardar e se tiver outros candidatos conversando com você, não fique falando alto ou falando besteiras, o comportamento é muito observado e quem lhe entrevista geralmente já analisa como será sua postura dentro da empresa caso seja selecionado.

10 – Depois da entrevista, esteja sempre atento ao seu telefone caso alguém da empresa ligue, pois já vi gente perder a vaga por que não atendeu a ligação da empresa.

Bem, entre essas existem outros cuidados e atenção que também devemos ter na hora de se preparar para uma entrevista, mas essas dicas foram as que eu sempre utilizei para que contribuísse a meu favor e sempre deu certo. Ainda bem! rs

Organize-se e sempre tenha fé de que dará certo pra você, pois todos nós temos diferenciais particulares e capacidade para atuar onde sonhamos e se assim queremos. J